segunda-feira, 4 de agosto de 2008

BNegão e a internet


O músico carioca, ex-integrante da polêmica banda Planet Hemp, Bernardo Negão, mais conhecido como BNegão, causou tumulto ao anunciar a liberação gratuita das faixas de seu disco na internet. O rapper aderiu ao movimento conhecido como “copyleft”, o contrário de “copyright” (que sõ as leis de direitos autorais e proibem a livre reprodução das obras) apostando na nova tecnologia afim de uma maior divulgação de seu trabalho.
Seu álbum, Enxugando o Gelo, foi lançado em 2003 e pode ser baixado no site de sua banda, Bnegão e os Seletores de Frequência.
Em entrevista concedida à uma rádio carioca, o músico critíca o fato do espaço dado às bandas “sem dinheiro”, como ele diz. “ Tá cheio de banda com qualidade que não faz sucesso aqui, só lá fora. Nego das rádios afirmam que não tem qualidade. Mas como faz sucesso lá fora então? Nação Zumbi não tem qualidade? Ivan Lins, que ganhou Grammy, não tem qualidade? Ou Mundo Livre S/A? Só tem qualidade as 10 bandas que tocam nas rádios. São pagas pelas multinacionais para tocarem.”
Devido a essa liberação de suas músicas, BNegão credita seu sucesso na Europa ser maior do que aqui no Brasil e continua desnvolvendo novos projetos aliados aos novos modelos de divulgação.

Nenhum comentário: